sábado, 18 de agosto de 2012

Vacuoterapia

O vácuo consiste num aparelho de sucção, composto por um compressor que provoca uma pressão negativa da ordem de 0 a 600 mmHg. Este equipamento mobiliza de forma profunda a pele e a tela subcutânea, aumenta a circulação sanguínea, regula o equilíbrio hídrico, a circulação de nutrientes e a eliminação de toxinas dos tecidos.

O profissional deverá escolher a pressão de acordo com a tolerância do cliente e com o grau de ptose tissular e muscular apresentados na região a ser tratada e a pressão não deverá exceder 300 mmHg.

Este recurso poderá ser utilizado em combinação com outros equipamentos para otimizar resultados.

A sensação e de uma suave pressão na pele.

Restrições: flacidez, trombose venosa, erisipela/flebites e tromboflebites agudas, edemas resultantes de insuficiência renal ou hepática, sob áreas feridas ou arroxeadas na pele, neoplasias e aplicação direta sobre útero gravídico, gônodas, área cardíaca e olhos.

Protocolo - Iontoforese para Flacidez

O aparelho de Ultrasom pode ser empregado no modo Iontoforese e neste caso para o tratamento da flacidez. A Iontoforese é a modalidade do Ultrasom que tem como objetivo a penetração de princípios ativos através da pele.

Protocolo:
1 - Programar o equipamento no modo iontoforese;
2 - Acoplar o eletrodo de carbono próximo a área a ser trabalhada;
3 - Ligar e programar o equipamento de acordo com a polaridade do produto a ser utilizado;
4 - Colocar o fluído ionizável na região a ser trabalhada, posicionar o cabeçote do equipamento para que este esteja em contato com a pele;
4 - Proceder com o tratamento.

No uso do equipamento os movimentos devem ser circulares, lentos, constantes, rítmicos e com suave pressão no tecido

As sensações dependerão do grau de sensibilidade de cada um, mas pode-se sentir formigamento na região trabalhada durante a aplicação.

Restrições: Tuberculose, sangramento ou úlceras, afecções cutâneas em modo geral, distúrbios de coagulação, perda de sensibilidade, neoplasias, trombose ou trombo flebite, gestantes, sobre gônodas, no útero durante o período menstrual, sobre o globo ocular, sobre epífises de crescimento de jovens, portadores de marca-passo ou na zona cardíaca, osteoporose, em cima dos seguintes órgãos: olhos, ouvidos, cérebro, fígado, baço, testículos e rins, reumatismo agudo e patologias reumáticas com características degenerativas.

Protocolo - Ultrasom para gordura localizada e FEG

O Ultrasom é um tratamento de modalidade de calor profundo. São ondas sonoras (vibrações mecânicas) situadas nas faixas de 1MHz , 3MHz e 5MHz.
Usos do Ultrasom: diagnóstico de imagem, cura terapêutica de tecidos ou destruição de tecidos e no tratamento das disfunções estéticas tais como FEG, gordura localizada e flacidez.

O protocolo consiste no uso do Ultrasom nos modos contínuo e pulsátil empregando um gel condutor. Isto porque no modo contínuo ocorre a transmissão de calor (aquecimento dos tecidos levando a melhora da circulação) e no modo pulsátil ocorre vibração que facilita a quebra do adipócito. Após o término do uso do aparelho faz-se manobras de massagem redutora para ativação da circulação e completa absorção do gel.

No uso do equipamento os movimentos realizados devem ser circulares, lentos, constantes, rítmicos e com suave pressão no tecido.

A sensação do tratamento pode variar de acordo com a sensibilidade da pessoa, mas no geral, sente-se um leve calor na área de trabalhada e um formigamento na pele nas áreas aonde o tecido está mais danificado.

Restrições: Tuberculose, sangramento ou úlceras, afecções cutâneas em modo geral, distúrbios de coagulação, perda de sensibilidade, neoplasias, trombose ou trombo flebite, gestantes, sobre gônodas, no útero durante o período menstrual, sobre o globo ocular, sobre epífises de crescimento de jovens, portadores de marca-passo ou na zona cardíaca, osteoporose, em cima dos seguintes órgãos: olhos, ouvidos, cérebro, fígado, baço, testículos e rins, reumatismo agudo e patologias reumáticas com características degenerativas.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Drenagem Linfática Manual

A Drenagem linfática manual foi introduzida por Vodder (Alemanha). A principal finalidade da Drenagem Linfática é acelerar o processo de eliminação de líquidos acumulados no interstício, bem como os resíduos metabólicos, encaminhando-os para os vasos capilares empregando manobras específicas para que estes sejam eliminados.

A Drenagem linfática ainda produz os seguintes efeitos: estimula a regeneração dos tecidos, melhora o funcionamento do sistema imune e ajuda no combate a celulite e a gordura localizada.

Dentre as sensações imediatas ao se receber a massagem estão: relaxamento, vontade de ir ao banheiro para urinar e melhora da circulação.

São muitos os benefícios para se privar deste tratamento.

Restrições: mulheres grávidas (após 4 meses); hipertensão; neoplasias; dermatites e dermatoses; trombose; marcapasso; processo inflamatório e diabetes.

Para saber um pouco mais sobre o sistema linfático consulte:
http://www.auladeanatomia.com/linfatico/linfa.htm



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Protocolo - Gordura localizada, FEG e Desintoxicação - Região de abdomên

Etapas do tratamento:
1- Aplicar Gel Termoredutor;
2 - Massagem redutora com creme para massagem;
3 - Borrifar a região com complexo redutor anti-celulite (ativar a região com manobras de pinçamento);
4 - Aplicar fango e retirar após secagem;

O Gel Termo Redutor apresenta ação hiperemiante e aumenta a permeabilidade de produtos a serem usados na sequência do tratamento.

A massagem redutora atuará na quebra de gorduras, melhora a circulação na região, melhora a nutrição da pele tratada e por conseqüência o aspecto da pele.

O complexo redutor anti-celulite contribui mais ainda para a melhora da circulação na região, e dessa forma no combate a celulite. Apresenta vários princípios ativos, entre eles: arnica, cavalinha, centella asiática, entre outros.

O Fango é uma argila, produto rico em sais minerais que absorvem as toxinas da pele, atua então como agente desentoxicante.

Este é um protocolo muito completo para o combate a gordura localizada e FEG. Algumas das sensações ao longo do tratamento são: calor e frio na região e ativação da circulação.